NORTE 2020
MOG CANDY
MOG CANDY
Deteção automática de segmentos publicitários em conteúdo audiovisual.
Designação do Projecto
MOG CANDY
Código do Projecto
NORTE-01-0247-FEDER-038294
Medida
I&DT / Projeto Individual
Programa Financiador
NORTE 2020
Região de Intervenção
Norte
Promotor
MOG Technologies
Data de Aprovação
2018-09-20
Data de Início
2018-10-01
Data de Conclusão Prevista
2020-09-30
Custo Total Elegível
819.340,91
Apoio Financeiro da União Europeia
591.530,53 (FEDER)
Objetivo Principal
O projeto MOG CANDY tem como objetivo geral dinamizar a cooperação entre os cidadãos comuns (individualmente ou em multidão) e os jornalistas, num contexto de crowd journalism, de forma a criar conteúdos audiovisuais com maior valor acrescentado, através de um ecossistema baseado na Cloud e de uma framework de análise e gestão de big data.
Objetivos Gerais
O sistema MOG CANDY permite que, utilizando uma aplicação de crowd journalism para smartphones, cidadãos comuns, em cooperação/articulação com jornalistas profissionais, capturem vídeo e áudio associados a um determinado acontecimento mediático, remetendo-os para uma plataforma na Cloud, à qual um editor/jornalista, numa newsroom virtual, pode também aceder, no sentido de visualizar (em modo de vista multiscreen), selecionar e editar os streams que considere mais relevantes, promovendo a criação e distribuição de peças jornalísticas de valor acrescentado por parte de estações de televisão. Neste contexto, importa referir que este sistema permite que os cidadãos que contribuam com os streams mais relevantes sejam devidamente recompensados, através de mecanismos baseados em blockchain.
Objetivos Específicos
Ao objetivo geral do projeto está associado um conjunto de objetivos específicos de cariz científico/tecnológico, designadamente:
(i) Rever e aprofundar o estado da arte relacionado;
(ii) Efetuar a definição fina dos requisitos e das especificações técnicas e funcionais do sistema a desenvolver, bem como da respetiva arquitetura (numa lógica modular);
(iii) Conceber um ecossistema Cloud para crowd journalism, incluindo uma aplicação de crowd journalism para dispositivos móveis, uma plataforma Cloud de seleção e edição de conteúdos em tempo real e mecanismos de gratificação de cidadãos recorrendo a blockchain e smart contracts;
(iv) Conceber uma framework de análise e gestão de big data, incluindo componentes de gestão de conteúdos hot/cold e de rastreabilidade desses conteúdos;
(v) Desenvolver e integrar um protótipo do sistema, incluindo o ecossistema Cloud para crowd journalism e a framework de análise e gestão de big data;
(vi) Realizar testes e ensaios ao protótipo do sistema (e seus dois grandes componentes), com vista à validação do mesmo;
(vii) Efetuar a promoção e divulgação ampla, junto da comunidade científica e dos setores utilizadores, dos principais resultados de cariz científico e tecnológico alcançados no projeto.
Atividades
Para a consecução dos objetivos anteriormente apresentados, o promotor do projeto definiu uma metodologia de trabalho assente em sete atividades, designadamente:
Atividade 1: “Estudos preliminares, requisitos e especificações”;
Atividade 2: “Conceção do ecossistema Cloud para crowd journalism”;
Atividade 3: “Conceção da framework de análise e gestão de big data”;
Atividade 4: “Desenvolvimento e integração do sistema MOG CANDY”;
Atividade 5: “Realização de testes e ensaios”;
Atividade 6: “Promoção e divulgação dos resultados”;
Atividade 7: “Gestão técnica do projeto”.